terça-feira, 20 de março de 2012

3ª Prova da Taça de Portugal XCO


Mais uma vez, Tougues (Vila do Conde) foi palco de uma prova Internacional de XCO, inserida na 3ª etapa da Taça de Portugal.
Num circuito extremamente técnico e físico, quer a subir quer a descer, onde colocava á prova todas as habilidades dos presentes atletas desenrolou-se a prova de categoria C3, pontuável para o Ranking UCI.
Consegui fazer um bom arranque e entrar nos primeiros singletracks nos 10 primeiros, o ritmo era assustador mas fisicamente sentia-me bem, conseguia recuperar posições nalgumas partes técnicas mas perdia outras nas zonas de saltos, onde optava pelas opções perdendo cerca 5 segundos em cada, tempo precioso nas primeiras voltas, dado que íamos muito juntos. Com o desenrolar da prova consegui ganhar mais algumas posições, sendo que na 5ª Volta e quando ocupava a 7ª posição, não consegui evitar a queda do atleta que ia á minha frente, fazendo com que cai-se também, um tombo aparatoso, mas pelo menos numa zona fofinha, no entanto fez com que perde-se logo ali 3 posições, ainda tive de endireitar a direção, o selim e não entrar em stress. Continuei a prova, mas já não estava com o mesmo rendimento, apoderado pelo stress, um pouco quebrado pelo tombo, com o selim 5cm mais baixo e sem chaves para o subir, em vez de tentar recuperar as posições perdidas, ainda consegui foi perder mais 2, terminando a prova na 12ª posição.
Fiquei frustrado não pelo meu desempenho, mas por tudo que aconteceu, sei que conseguia mais e melhor, pelo menos o tombo não tive consequências de maior, o que já é muito bom, olhando para as consequências graves de certos tombos ocorridos naquela mesma prova.


Resultados e Fotos aqui: http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=2569&pag=1

Agora é continuar a treinar a parte física e tentar fazer uns saltos para me habituar, pois a tendência para as próximas provas é que eles apareçam também, e a próxima é já dia 1 de Abril em Olieira de Azemeis.

Boas pedaladas……(Orientadas)….

domingo, 11 de março de 2012

Primeiras 2 das 4 Etapas do campeonato Ibérico 2012 “Bem” Concluídas


Teve lugar em Barcouço, no concelho da Mealhada, as 2 primeiras etapas do VIII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT / 5º Ori-BTT “Rota da Bairrada”. Evento organizado pelo Desportivo Atlético de Recardães que contou com os apoios institucionais dos municípios da Mealhada e de Águeda, das Juntas de Freguesia de Barcouço, Cordinhã e Recardães, Instituto Português do Desporto e Juventude e Federação Portuguesa de Orientação.

Para aproveitar estes dois fantásticos dias de sol, o elevado nível de inscrições a rondar os cerca de 300 participantes, dos quais 40 na Elite Masculina e 15 na Elite Feminina, sendo alguns deles grandes nomes internacionais como é o caso do francês Clément Souvray, nº 16 do ranking mundial, Stéphane Toussaint, Yoann Garde e Matthieu Barthélémy, este último medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo de Israel, em 2009, bem como da Lituana Karolina Mickeviciute e da Eslova Stanislava Fajtová e Hana Bajtosová, esta última ocupando actualmente o nº 9 do ranking mundial e ostentando no currículo os títulos de Campeã Mundial de Sprint em 2008 e 2009.

Sábado Dia 10, desenrolou-se a 1ª etapa do campeonato, uma epata de distância longa num mapa muito técnico, com pouco desnível mas com alguma dificuldade física, acrescida com a areia e alguns trilhos técnicos, apesar de não conseguir fazer uma prova limpa, perdendo cerca de 3 minutos em erros, fisicamente senti-me muito bem, conseguindo chegar ao final com uma boa margem, sobre o segundo, sobrepondo-me assim ao favoritismo inicial sobre o Francês.
Domingo dia 11, foi dia da 2ª etapa, desta vez de distância longa, num novo mapa, mas muito semelhante ao utilizado na etapa anterior, quer no tipo de terreno quer na sua dificuldade técnica/física. Mais uma vez não consegui fazer uma prova perfeita, duas más opções e uma pequena falha na leitura do mapa, fizerem com que perdesse novamente cerca de 3minutos, no entanto consegui recuperar essas falhas com a parte física, e chegar ao final cum uma mínima vantagem de 11 segundos sobre o 2º lugar, mas com uma grande vantagem no somatório das 2 etapas.

No geral estou muito satisfeito com os meus resultados, pois nunca pensei conseguir vencer alguma das etapas, quanto mais as duas, mesmo assim não fiquei totalmente satisfeito com a minha prestação, digamos que tive sorte, dada a exigência técnica do mapa cometi alguns erros e pelo que parece os adversários mais diretos também, no entanto, não posso esperar que os “outros” cometam os mesmos erros, mas sim esperar que apenas eles errem!

Quanto á organização esteve cinco estrelas como se esperava!

Neste momento penso estar “No bom caminho para revalidar Título de Campeão Ibérico”, sendo que a final será realizada em Alicante – ESPANHA, nos dias 21 e 22 de Julho.

Até lá, muitas provas estão para vir e aperfeiçoamentos para fazer!

Boas Pedaladas.

quarta-feira, 7 de março de 2012

VIII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT / 2ª TP 2012

Realiza-se já este fim-de-semana de 10 e 11 de Março, no concelho de mealhada, o VIII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT / 2ª prova da Taça de Portugal 2012, inserida no V Ori-BTT Rota da Bairrada, um evento oaganizado pelo DAR, juntamente com a Federação Portuguesa de Orientação e com a colaboração dos Municípios de Águeda e Mealhada.

"Além dos melhores praticantes Ibéricos de Orientação em BTT, destaca-se a presença de vários nomes sonantes da Orientação Mundial, os Franceses Clément Souvray (16º do ranking mundial), Stéphane Toussaint, Yoann Grade e Matthieu Barthélémy (medalha de bronze nos campeonatos do Mundo de Israel em 2009). No sector femenino a destacar a Eslovaca Hana Bajtosová (Campeã Mundial de Sprint em 2008 e 2009 e 9ª do ranking Mundial), assim como a sua compatriota Stanislava Fajtová, a Lituana Karolina Mickeviciute, a Francesa Madeleine Tirbois-Kammerer e a Brasileira Bárbara Bomfim, vão defrontar as melhores atletas Portuguesas e Espanholas do momento."


Perante o record de inscrições e o prestígio de alguns atletas presentes, esta será sem dúvida umas das maiores provas de ORI-BTT dos últimos tempos em Portugal.

Mais informações http://www.dar.pt/dar/

segunda-feira, 5 de março de 2012

Decorrida a 2ª Prova da Taça de Portugal XCO 2012, é altura de fazer o balanço de participação


Teve lugar na Póvoa de Lanhoso no passado dia 4 de Março, a 2ª Prova da Taça de Portugal de XCO 2012, inserida numa prova Internacional de categoria C1 a contar para o Ranking UCI. Como neste momento todos os pontos são preciosos para o apuramento para os Jogos Olímpicos, esta foi uma prova ao mais alto nível, quer do número e qualidade dos atletas internacionais e nacionais participantes, quer da qualidade do percurso e toda a logística envolvida.
 
Apesar de o percurso ser já exigente fisicamente e tecnicamente a chuva resolveu vir aumentar um pouco mais a essas dificuldades, principalmente para as duas primeiras corridas da parte da manhã, no qual os participantes as tiverem de fazer debaixo de chuva. Para a corrida “rainha” e a tão esperada por todos (Elites), a chuva parou e com a passagem de centenas de atletas o terreno começou a compactar o que permitiu a todos o desenrolar de uma prova excecional!

Uma vez mais consegui uma boa posição para o arranque na 4ª linha de partida, no entanto o arranque não é um dos meus pontos fortes, fazendo com que perca sempre alguns lugares, apesar disso, consegui entrar no circuito nos 40 primeiros e começar a recuperar posições logo na primeira de seis voltas ao circuito.

Fisicamente as sensações foram boas e tecnicamente também me sentia á vontade, mas nem esse “a vontade” me livrou de uma queda durante a 5ª volta, sem consequências de maior, apenas alguns arranhõezitos e escoriações, nada que não passe com o tempo!
Consegui aguentar um bom ritmo do início ao fim, acabando na 19ª posição á Geral e 9ª Posição “Nacional”, numa das provas de xco, mais competitivas e participativas dos últimos anos.


Quero agradecer desde já á minha equipa (FirstBike FOCUS Team) a toda a família, amigos e conhecidos que puxaram e torceram pelo atleta da "casa" e aos patrocinadores, que mais uma vez confiaram e apostaram em mim para mais uma época, em especial á FirstBike/Tecnocycle que por mais um ano me concederam as suas prestigiadas marcas. (FOCUS, LAZER, 3T E JOE´S NO FLATS) obrigado.

Resultados e Fotos:
http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=2554&pag=1

Agora é recuperar, continuar a treinar e a subir de forma, pois uma das primeiras provas mais importantes é já no próximo fim-de-semana (Campeonato Ibérico de Orientação em BTT / 2ª Taça de Portugal), onde o nível competitivo também será altíssimo com a presença de 6 Países, entre os quais toda a seleção Francesa e Espanhola, e um número de atletas inscritos record, dos últimos anos. (Não vai ser Fácil)

sexta-feira, 2 de março de 2012

1ª Prova da Taça de Portugal de XCO 2012

Silves acolheu no passado dia 26 de Fevereiro a 1ª Prova da Taça de Portugal de XCO 2012, prova esta de categoria C2 e pontuável para o Ranking UCI, num espetacular cenário escolhido e organizado pelo Clube Xelb, onde nada faltou.

Depois do azar mecânico na prova de Abertura de época em Rãs e da paragem forçada nos treinos, não esperava "milagres", mas uma prova razoável e sem azares.

O percurso era extremamente fisico e com algumas partes técnicas, onde acrescia também e apesar de ser Fevereiro temperaturas a rondar os 30ºgraus (como eu gosto), no entanto nem o calor abrandou o forte ritmo imposto pelo grande nível de atletas presentes, cerca de 80, entre os quais grandes atletas internacionais como (Stephane Tempier; Robby De Bock; Jorgen Flion; Frans Claes; entre outros).

Embora não tenha pontos UCI, o lugar conseguido no ranking da taça o ano passado, permitiu-me o arranque logo na segunda linha de partida, o que foi desde logo um bom ponto de partida, no entanto como não tenho explosão de arranque, perdi logo alguns lugares, com o decorrer da prova as sensações eram boas e estava a conseguir aguentar-me nos 15 primeiros, mas na última volta comecei a fraquejar e a perder lugares, chegando ao final na 19º posição e com ínicios de cãibras musculares.

Resumindo, digamos que a prova correu bem, mas com um resultado á quem dos meus objectivos gerais! Mesmo assim ainda consegui pontuar nesta 1º TP com o 19º lugar, numa prova extremamente dura e com um grande nível de atletas.

Aqui fica o Link para resultados e fotos:
http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=2544&pag=1


Agora é recuperar desta e continuar a treinar, pois é já no próximo fim-de-semana 4 de Março, a 2ª Prova da Taça, e desta vez em "casa" em Póvoa de Lanhoso no fantástico parque de Aventura Diver-Lanhoso.
Esta será a 1ª Prova em Portugal de Categoria C1, num circuito extremamente duro fisicamente e técnicamente, onde atletas internacionais não vão faltar! Previsões, 30 primeiros seria bom, mas mesmo assim quero mais a melhor! vamos ver!



Até lá.......Boas pedaladas....orientadas