terça-feira, 28 de agosto de 2012

WMTBOC – FINAL LONGA / BALANÇO FINAL


Agora sim, já em casa, com mais tempo e descanso em cima já posso resumir estes campeonatos.
Objetivo concluído com sucesso nesta que foi a última prova do Campeonato do Mundo de MTBO 2012, tive de esperar para a última, não foi fácil de o fazer, mas a sensação de dever cumprido é espetacular.
Consegui o 5º lugar na etapa rainha deste Mundial, numa prova extremamente dura quer fisicamente quer tecnicamente e uma das mais competitivas de todos os tempos. Contando com a eliminatória foram 100 atletas a disputar um lugar no pódio, 40 dos quais ficaram pelo caminho, mas os restantes 60 tornaram esta final, uma das mais competitivas e difíceis de sempre.

Comecemos pelo início, independentemente de resultados tinha como objetivo principal para este Mundial a renovação do Estatuto de Atleta de Alta Competição de nível A, tal só seria possível com a obtenção de um lugar no top8, dai a tarefa não ser fácil e a pressão não ajudar.
Inicialmente nada correu como previsto, as más disposições e alguns azares, assustaram-me um pouco, no entanto tudo se começou a resolver e as possibilidades a aumentarem, na prova de qualificação ainda não me sentia a 100% mas foquei-me no objetivo e consegui um 3º lugar na minha manga de qualificação, acabou por ser excelente e deixar-me algo expectante para a longa. A prova de Sprint, não é nem foi de todo a minha prova, tive muitas falhas técnicas, algo que neste tipo de provas não pode acontecer, o resultado não foi o esperado, mas mesmo assim dadas as características envolventes, o 21ºlugar não foi tão mau quanto parece.
A prova de distância média, também não correu como previa, fisicamente já me sentia melhor, mas pequenos erros e alguns azares nas opções fizeram com que o 11º lugar alcançado soubesse a pouco, mesmo tendo conseguido fazer o melhor resultado Português de sempre nesta categoria. Depois vieram as estafetas, a tarefa não era nem foi fácil o objetivo principal era bater o melhor resultado mas as expectativas para o fazer eram poucas, no entanto o esforço e trabalho em equipa funcionou e o objetivo para esta categoria foi atingido com um excelente 8º lugar a escassos segundos do 7º, posição perdida com a Itália mesmo na parte final.
O resultado esperado tardou mas foi conseguido, teve de ser na última prova deste campeonato mas ao mesmo tempo no tipo de prova do qual mais gosto, longa e dura, acrescida neste caso com uma grande dificuldade técnica e temperaturas a rondarem os 40graus, não foi uma prova totalmente limpa, alguns pequenos erros e hesitações fizeram com que ainda perdesse algum tempo, mas mesmo assim retirando todo esse tempo perdido não conseguiria melhorar a 5ª posição obtida. Cheguei ao final com a sensação de ter dado tudo o que tinha, mesmo assim um pouco frustrado pelos pequenos erros e por ter sido ultrapassado no penúltimo ponto pelo atleta Finlandês que fez 3º lugar, sem me dar hipóteses de o acompanhar e eu a pensar que fisicamente já era forte, no entanto depois de rever e analisar a prova fico super satisfeito comigo mesmo, inicialmente nem eu achei que seria possível naquele tipo de terreno conseguir este resultado.

Todas as competições internacionais são extremamente importantes quer se consiga ou não obter os resultados pretendidos, pois a experiência é um fator imprescindível para a evolução de um atleta, dai considerar este campeonato como fenomenal, pois consegui os resultados pretendidos, ganhar experiência em novos tipo de terrenos e novos tipos de percursos, a conseguir gerir as emoções nos momentos de maior pressão e acima de tudo conviver e partilhar vários momento com pessoal espetacular.
Quanto á organização e ao campeonato em geral, esteve simplesmente fantástico, a todos os níveis, é claro que existem sempre pequenas falhas, mas neste caso em particular essas falhas foram completamente cilindradas pelo sucesso desta competição, a utilização de dispositivos de GPS nas competições e a sua visualização online, permitiu o vibrar de muita gente, a evolução da modalidade e perspetivas de um futuro ainda melhor.

Ficam mais uma vez aqui link´s de acesso  noticias, fotos, resultados:





Agora um pouco mais aliviado vou começar a pensar no próximo ano, mas entretanto ainda falta a disputa por um lugar no top10 da Taça do Mundo, lugar esse que pretendo alcançar na Estónia nos próximos dias 21, 22 e 23 de Setembro, encerrando ai o ciclo de competições e objetivos internacionais.

Resta-me neste momento agradecer todo o apoio recebido, as mensagens de força quando os resultados eram menos bons, as mensagens de felicitação com os resultados eram melhores, as fotos e post´s de motivação, os telefonemas, todos os gostos nas publicações, tudo mas mesmo tudo foi importante e não só nesta competição mas durante todo o ano desportivo a todos vós muito OBRIGADO. 
Segue um agradecimento especial a algumas pessoas, instituições e associações em especial, desde a Federação Portuguesa de Orientação, Clube de Orientação do Minho, Bike-Treino que me acompanhou fisicamente durante toda a época com este objetivo, todos os atletas do grupo de Seleção que me apoiaram e tornaram todo o ambiente fantástico e a todos os patrocinadores que acreditam e me fazem a creditar que é possível e para tal me possibilitam meios para o fazer, como é o caso da (FOCUS, LAZER, 3T, JOE´S NO-FLATS, ALLIGATOR) by FirstBike/Tecnocycle, à (+watt) by Naturamove, ORIFIX, PACTO, entre outros! MUITO OBRIGADO!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

WMTBOC – ESTAFETAS


Hoje foi dia de Estafetas e com ele chegou um resultado histórico para Portugal, um 8º Lugar que bate o melhor resultado anterior (9º em 2010) e acima de tudo trás um certo “ar fresco” para nós atletas, motivando-nos e capacitando-nos de que muita coisa é possível.

A competição teve inicio ás 10:20h com o arranque dos primeiros elementos das 35 equipas presentes, no nosso caso foi o João Ferreira, conseguindo fazer uma boa prova e passar o testemunho ao 2º elemento Carlos Simões na 18º posição, este não perdeu o andamento e ainda conseguiu recuperar lugares, entregando-o a mim na 15ª posição. Entrei bem no mapa e focado nos objetivos, fiz alguns pequenos erros iniciais, mas assim que vi a equipa Australiana e a 2ª Italiana vi também a possibilidade de fazermos história e dei tudo o que tinha, mesmo fazendo alguns erros ainda consegui alcançar a 1ª equipa Italiana e ai posicionar-me na 7ª posição “Oficial”. No entanto na parte final quando seguia com o Italiano na minha roda, passo o penúltimo ponto de controlo, o italiano faz o mesmo mas assim que damos por ela ele volta-se mais rapidamente pica o ponto e sai disparado para o finish, ainda tentei recuperar no sprint final, mas foi de todo impossível ficando a escaços 2segundos da 7ª posição. A nível de mapa e percurso eram interessantes o terreno em si não tinha grande altimetria mas o piso e a exposição total aos 40graus de temperatura dificultavam bem as coisas fisicamente, a nível técnico era acessível, mas com algumas “rasteiras” em áreas abertas com pontos extra, o que tornava a concentração fundamental.

Dado o resultado alcançado não posso classificar como uma má prestação, como equipa foi excelente (o melhor até então), no entanto individualmente ainda não fiquei totalmente satisfeito a este nível quais queres pequenos erros são fatais e segundos fazem grandes diferenças, por isso vou esperar que a Longa seja a minha prova “limpa”.

Amanhã será o último dia de Competições com a Grande Final de Distância Longa é considerada por todos como a “Etapa Rainha” de qualquer campeonato do Mundo, sendo que eu também a considero como a minha favorita e onde tenho conseguido fazer os melhores resultados.
Espera-se uma prova extremamente dura, principalmente a nível físico, onde o tipo de terreno muito irregular e as altas temperaturas previstas irão fazer mossa ao longo dos 40km de prova. Tecnicamente terá também a sua dificuldade, não estivéssemos nós a disputar um campeonato do Mundo, por isso espera-se algumas difíceis opções, grandes pernadas e pontos colocados em sítios estratégicos para dificultar as coisas, assim como uma parte final urbana no centro da Cidade de Veszprém com o final no Castelo.

Quanto a expectativas pessoais o desejado seria igualar o resultado do ano passado em Itália (top5), no entanto e embora tenho conseguido um 3º lugar na qualificação, as coisas estão ainda mais difíceis e como tal vou fazer de todo para conseguir entrar no top8, o meu esforço máximo é garantido por isso espero ter sorte que também faz falta e aguardar pelo resultado final.

Mais uma vez irei levar o dispositivo de GPS e por isso poderão seguir a minha prova “limpa” a partir das 12:13h (11:13h Portuguesa) e acompanhar todo o seu fascinante desenvolvimento

Espero dar Boas Noticias

Boas pedaladas……orientadas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

WOC MTB – DIA DE DESCANSO


Hoje foi dia de descanso competitivo, foi dia de por as ideias em ordem, rever e analisar percursos das provas anteriores e preparar as que faltam.
Mesmo em descanso o dia começou à hora normal, 8:30 em pé, tomar pequeno-almoço, arrumar umas coisas e fazer um treino bem soft, aproveitando durante o mesmo ver a prova dos Veteranos no qual Portugal conseguiu a sua primeira medalha, com um 3º lugar para Susana Pontes no escalão W40, muitos parabéns.

A tarde foi para lavar e afinar a bicicleta e tentar descansar ao máximo, amanhã será dia de Estafetas, uma das provas mais esperadas por todos quer atletas quer público, pois é uma das mais entusiastas e interessantes, tanto de se ver como de se fazer.

Quanto às perspetivas para amanhã, podemos analisar por patamares, o resultado desejado seria bater o 9º lugar de 2010, no entanto neste momento e analisando a concorrência um 11º lugar seria muito bom no meio das 22 equipas principais.
Para quem desconhece as provas de estafetas são compostas, neste caso por 3 elementos, existe uma hora de saída inicial para cada 1º elemento (10:20h), sendo que os restantes 2 saem após chegada do seu elemento anterior passando o testemunho (toque na mão). Os mapas serão muito semelhantes, existindo apenas pequenos pontos de dispersão principalmente para os primeiros atletas que partem em conjunto, o tempo previsto para cada “manga” é de 50min e o mapa utilizado será de uma base militar da NATO, uma zona interdita até agora com grandes zonas abertas e partes algo técnicas.
A equipa Portuguesa será composta por João Ferreira em 1º, Carlos Simões em 2º e Davide Machado em 3º, estando cotados nos 15 primeiros como é o caso levaremos os dispositivos de GPS e todos terão transmissão online da sua prova, por isso não percam amanhã a partir das 10:20h (9:20h Portuguesa) um grande espetáculo.

Aguardem boas noticias….

Boas pedaladas……orientadas…..

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

WOC MTB – DISTÂNCIA MÉDIA


Hoje foi dia de mais uma final, prova de distância Média, as coisas já se estão a compor e as sensações já foram melhores a todos os níveis, no entanto e mais uma vez não consegui alcançar o pretendido e principalmente satisfazer-me a mim próprio com o 11º lugar fica sempre a sensação que poderia ter sido bem melhor e com isso deixa-me apenas uma opção (distância Longa).

Este novo sistema de GPS é fascinante, principalmente para quem assiste de fora e vibra com a progressão dos “seus” atletas, mas também para nós atletas que no final conseguimos visualizar o nosso percurso e compara-lo segundo a segundo com os restantes, conseguimos ver que na ausência de pequenos erros e hesitações os resultados poderiam ser bem melhores.
No meu caso, fiz um bom arranque a parte inicial não era complicada e consegui entrar bem no mapa, no entanto para o ponto 11 surge a primeira perda de tempo, devido á impressão do traçado do percurso estar por cima do caminho, não vejo a opção mais rápida, perdendo cerca de 45seg numa opção mais longa, depois para o ponto 17 nova perda de tempo e mais uma vez um erro de cartografia pois existia um caminho não assinalado no mapa, fazendo com que perdesse mais uns 20seg, depois veem os pontos finais e ai as hesitações e más opções tanto para o ponto 18 como para o ponto 20, perdendo mais uns bons 35seg.

Fiz o meu melhor, fisicamente já me senti bem melhor mas os pequenos erros, alguns normais talvez da pressão, fizeram com que não conseguisse ainda alcançar o objetivo, no entanto estamos num Campeonato do Mundo e isto não é tão fácil como parece, o nível está altíssimo e mesmo a nível físico onde tenho algumas vantagens á atletas bem mais fortes que eu. Independentemente de tudo gostei do mapa, do percurso e apesar de me dar bem com o calor que se tem feito sentir (40graus) o ar é muito seco obrigando a cuidados redobrados com a hidratação.

Amanhã será dia de descanso e ao mesmo tempo de preparação se mais não for psicológica para as estafetas de sexta e para a longa de Sábado, entretanto irá decorrer o Campeonato do Mundo de Veteranos no qual Portugal também marca presença com 4 atletas, por isso força TUGAS.

Podem continuar a acompanhar todas as provas ou até a rever as anteriores no site do evento, entretanto também vão sendo disponibilizados vídeos, fotos e noticias sobre a competição.


Boas pedaladas…….orientadas