quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estágio Selecção Nacional (Pré Mundial)

Decorreu nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Estágio da FPO (Marinha Grande) o estágio da Selecção Nacional de Ori-BTT 2011. 

Foram convocados para o Estágio:
2 atletas H17;
4 atletas H20;
7 atletas DElites;
9 atletas HElites. 
Tirando o facto de nem todos os atletas comparecerem a esta convocatória, alguns talvez por esta ser feita um pouco em cima da hora, outros por falta de transporte, o estágio decoreu como previsto.

Sábado 8:30h, chego ao Centro de Estágios, depois de feito o reconhecimento do mesmo, e conviver com o pessoal, saímos para um treino em conjunto, um treino calmo apenas de btt, no qual serviu para os técnicos da Federação lá presentes, pudessem fazer uma pequena avaliação à nossa condição física e técnica de btt em cima da bicicleta, depois de cerca de 2h:30min de treino, voltamos ao centro para o almoço e uma pequena reunião.
Por volta das 16:00h desloca-mo-nos até Ourém, onde fizemos o 1º treino de Orientação no mapa do Fárrio/Casal dos Bernardos. Em vez de um treino mais longo, foi-nos delineado 1 treino por etapas/sprints, ou seja, tinha-mos 3 percursos, todos eles no mesmo mapa mas completamente diferentes, escolhia-mos um percurso, depois de o completar, pegava-mos no 2º e assim consecutivamente, tentando sempre fazer o menor tempo possível e como é óbvio evitar quaisquer erros. 
Depois de voltarmos ao Centro e de Jantar, reunimos-nos novamente, deste vez para podermos avaliar os tempos de cada um nos percursos, opinarmos em conjunto sobre as melhores opções, assim como, recebermos alguma "formação" sobre os melhores métodos para abordar o mapa e a escolha de percursos. Nesta mesma reunião tivemos também a oportunidade de recebermos algumas dicas sobre melhores métodos de optimização para andarmos de bicicleta, e de (poupar) material da mesma.

Domingo, depois de um bom pequeno almoço bem cedo, dirigimos-nos por volta das 8h para o Mapa de Cós (Alcobaça), onde mais uma vez nos esperava um treino com mapa.
Por decisão dos técnicos da FPO, optaram novamente por vários percursos, ou seja, por treinos idênticos aos de Sábado, por opção própria e depois da autorização concedida apenas fiz 2 dos 3 percursos, mas mesmo assim, tirando o facto de os mapas estarem um pouco desactualizados, foi um bom treino, pois são estes treinos com mapa que a mim mais falta fazem, e quantos mais melhor!

No geral, foi um estágio muito positivo, não só para nós (helites) como também e principalmente para os mais jovens, onde receberam novos conhecimentos da modalidade, novas técnicas de abordagem quer do mapa quer da bicicleta. Na minha opinião, são destes tipos de estágios que estão a fazer falta, já se nota o grande trabalho da comissão Técnica, até ao momento inexistente. Agora só faz falta um maior apoio para com os atletas, mas para isso precisa a Federação de melhores apoios ainda!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!