quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Campeonato da EUROPA ORI-BTT


Diário do Europeu:

Dia 15, Saída do Aeroporto de Lisboa por volta das 8h, paragem em Munique (Alemanha) para escala, depois de 7h de espera partida para St. Petersborg, onde só chegamos pelas 00:30 do dia 16, depois, ainda foram mais 2:30h de carro até ao Event Center (Hotel Raivola – Rochino) – Vyborg), diga-se de passagem que custou mais esta viagem de 2:30h de carro do que as duas viagens de avião e a espera enorme no aeroporto de Munique.

Dia 16, depois de toda a manhã a descansar da Viagem, ao final de almoço, montamos as (Máquinas de Guerra) e aproveitamos para fazer o reconhecimento da zona envolvente ao Event Center, tipo de terreno, rede de caminhos e reconhecimento dos “cantos à Casa” (Hotel/Park Raivola).

Dia 17, Model Event Sprint, logo pela manhã a chuva já marcava presença bem forte, o mapa e zona era muito pequena com pouca informação para a verdadeira prova, aproveitamos também para testar um novo sistema de “picagem dos pontos”, o SFR e diga-se de passagem que é muito mau, embora também vá do habito, não à nada que chegue ao SI. De resto, foi um dia marcado pela chuva, que só nos permitiu ficar no quarto.

Dia 18, Model Event Média, com o tempo um pouco mais seco e um mapa um pouco melhor, para além da prova, “batemos” bem o terreno de forma a ver todos os caminhos, singletracks e a sua classificação.


Dia 19, 1º dia de Competição (Sprint), foi urbano e decorreu na Cidade de Vyborg a cerca de 70km do Event Center, a viagem até lá foi de autocarro e uma viagem atribulada, pois dentro do autocarro iam as bicicletas nos bancos e corredores e os atletas nas escadas, entradas, em cima dos assentos e tudo mais, só visto! Sprint embora esta seja de longe a minha melhor vertente, depois da 6ª posição no Mundial em Itália, sentia-me um pouco na obrigação de tentar fazer uma excelente prova. Consegui arrancar e entrar bem no mapa, mesmo assim no 1º mapa fiz uns pequenos erros e algumas hesitações, o transito também não ajudava, pois ao contrário do referido pela organização os carros circulavam normalmente pelas ruas pondo em risco muitas vezes a segurança dos atletas, na troca de mapa desconcentrei-me um bocado e foi a confusão total, fazendo com que perde-se cerca de 4min nesse mesmo ponto, foi o colapso total!
Cheguei ao final com um tempo de 29:18min e na 53ª posição, uma desilusão para mim e para todos os que esperavam por mais e melhor!



Dia 20, 2º dia de Competição (Distância Média), depois do péssimo resultado do dia anterior, necessitava de mais e melhor, mas tudo voltou a correr pessimamente. Logo para o 1º ponto falhei a entrada de um pequeno singletrack que me custou cerca de 2min, tempo suficiente para ser alcançado pelo atleta francês, a partir dai fui sempre a tentar “descolar” o Francês, no ponto 7 já levava uma grande vantagem, mas à saída desse mesmo ponto entro num caminho não cartografado no mapa muito junto ao seu limite e quase paralelo com a opção que deveria tomar. Esse erro foi fatal, perdi mais de 5min e a possibilidade de melhorar de certa forma os resultados, pois cheguei ao final com um tempo de 58:14 e na 45ª posição.

Dia 21, 3º dia de Competição (Estafetas), sendo esta uma prova de equipa, todos nos sentíamos com a responsabilidade de não falhar, pois poríamos em causa toda a equipa (1ª Daniel Marques, 2º Carlos Simões e 3º Davide Machado).
Na partida em massa o Daniel arrancou bem, posicionando-se bem lá na frente, no entanto e mais uma vez não tivemos sorte e no ponto 4 o Dani teve um furo que o impossibilitou de continuar no seu máximo, obrigando-o a um maior cuidado para chegar ao final, entregando o testemunho a Carlos Simões, este tentou recuperar algumas posições já perdidas, mas novamente o azar caiu-nos em cima e o Carlos teve problemas mecânicos que o fizeram perder cerca de 5min. Faltava eu, a pressão era alguma para tentar recuperar posições já perdidas, entrei bem no mapa e consegui impor um bom ritmo. No entanto ia cometendo pequenos erros técnicos, que me faziam perder alguns segundos de ponto para ponto, do ponto 3 para o 4 tive uma queda, um enorme buraco não cartografado mesmo no meio do singletrack não teve consequências de maior, mas fez-me perder mais uns segundos, mas num dos pontos finais, uma má leitura de mapa fez-me perder também cerca de 2min, embora não tivesse perdido nenhuma posição, não consegui fazer uma prova limpa, chegando ao final na 13ª posição por equipas.

Dia 22, 4º dia de competição (Estafeta Mista) dia de descanso para nós (Portugas), pois para esta competição era necessário um elemento feminino e não fazia parte da nossa comitiva.
Aproveitamos para descansar um pouco pela manhã e para fazer um bom treino em conjunto.

Dia 23, 5º dia de Competição (Distância Longa) para mim o verdadeiro dia, onde poderia fazer alguma diferença, pois na ausência de desnível, poderia marcar uma certa diferença no facto de ser mais longa. Logo ao acordar fomos atormentados pela chuva forte, trovoada e vento frio, desde logo um mau sinal para a prova, pois o terreno era muito propício a lama.
Ás 10:30 em ponto foi dada a partida em massa, ou seja, todos partiam ao mesmo tempo, e diga-se de passagem que o local escolhido não foi o melhor para este tipo de partida, pois o espaço não era o suficiente, obrigando a que os atletas menos bem classificados no ranking partissem muito atrás dos demais. A nível de percursos e dispersão de atletas estava muito bom, pois apesar de todos partirem ao mesmo tempo ao longo dos 2 percursos/mapas, todos os atletas tinham opções diferentes evitando a perseguição de outros.
Arranquei na 28ª posição e consegui posicionar-me na dianteira dos restantes, fui sempre certinho até ao 4º ponto, onde uma pequena falta de atenção me custou cerca de 4min, ainda no 1º mapa voltei a perder cerca de 2min, e já lá iam 6min de tempo perdido, depois da passagem pelo finish e entrada no 2º mapa, consegui acompanhar o Erick Knudsen nos 3 pontos seguintes, dando para perceber que é de facto um grande, grande atleta, não sei mas atrevo-me a dizer que talvez o melhor atleta de sempre na Orientação em BTT, conseguindo de certa forma provar isso com a conquista de 3 medalhas de ouro neste campeonato, um feito pela primeira vez conseguido.
Depois de mais um ponto de dispersão e de me encontrar já sozinho novamente, volto a falhar na escolha do melhor caminho, voltando a perder e a somar ao perdido cerca de 4min e não ficaria por aqui sendo que até ao final perdi mais uns 2min. Acabando a prova com um tempo de 1:42:02 e na 29ª posição, mas um resultados muito aquém das minhas expectativas.

Dia 24, Sendo este um dia livre e o último na Rússia, aproveitamos para visitar a fantástica Cidade de São Petersburgo, na companhia do Alexander Shirinian que nos serviu de guia turístico nesta visita.

Dia 25, Viagem de regresso, saída do aeroporto de São Petersburgo ás 14:30, escala de 3h em Fankfurt na Alemanha, para conclusão da viagem a Portugal, com a chegada ao Aeroporto de Lisboa por volta das 22h.

Resumo Final
Campeonato da Europa de Orientação em BTT, organizado pela Federação Russa, decorreu de 17 a 24 de Setembro na Rússia na região de Leningrad. A nível organizativo teve algumas falhas, principalmente logísticas, falta de visibilidade do evento, sistema de controlo (SFR) com algumas falhas, entre outros aspectos a ter em conta. Como aspectos positivos tivemos a alimentação e o alojamento no excelente Hotel Raivola, assim como a festa/banquete de encerramento destes campeonatos. A destacar também os excelentes mapas e percursos devido á sua enorme dificuldade técnica.
No que respeita a resultados, foi uma grande desilusão, pois as expectativas eram bem maiores, no entanto valeu pela experiência, muito positiva e enriquecedora, não só para mim que falhei principalmente na parte técnica, como para a restante Comitiva (Carlos Simões e Daniel Marques). Diga-se de passagem que não estamos habituados a este tipo de terrenos e cartografia ao contrário da maioria dos restantes atletas (Finlandeses, Suecos, Checos, Dinamarqueses…).
Da minha parte, peço desculpa a todos os que esperavam por mais e melhor, mas o Desporto e a orientação em particular é mesmo assim!

Os Lutadores!


Boas pedaladas….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!