sábado, 12 de novembro de 2011

Estreia em Maratonas…."no fim"!


 
Pois é, foi preciso chegar ao final da época para me decidir em experimentar as maratonas de Btt, e a escolha foi “Maratona de BTT Santarém – Festival bike 2011" prova da Taça de Portugal XCM.
A indecisão entre a meia e a maratona, persegui-me quase até á partida, mas sendo Federado apenas tive uma alternativa, MARATONA! 
Arranquei com algum receio, mas sempre de gás colado, sabia que não estava preparado para este tipo de competições mais longas, mas também fui numa de “ou vai ou racha”.
Os primeiros 20km foram no limite, tentando colocar-me no grupo da frente e principalmente não ficar para traz. Não fui fácil arranquei na posição 117, mas quilometro a quilometro consegui recuperar posições até alcançar o grupo da frente e manter-me na sua “retaguarda”.
Aos 50km o grupo já ia algo dispersado, mas ainda conseguia ver o pessoal da frente, tentei impor um ritmo de modo a que não quebrasse mas que me mantivesse na “luta”.
Alcancei mais dois atletas e entre os 3 formamos um bom grupo de “perseguição”, agora puxa um agora puxa outro, o ritmo era elevado e mesmo assim já perdíamos algum tempo para os primeiros. Após mais alguns quilómetros ficamos só dois e ao passar mais um entroncamento perguntamos a quanto tempo estava a “dianteira”, …bem….quando nos disseram a cerca de 4min dos da frente e mas 1min dos atletas mais próximos, foi o suficiente para mais uma vez “arregaçar punho” e tentar ir buscar mais umas posições.
A força já não era muita, mas não tinha más sensações, quando dei por mim já ia sozinho e a ver mais um atleta bem lá à frente, nos poucos quilómetros que faltavam tentei a todo o custo aproximar-me, consegui mas não o suficiente para subir mais uma posição.
Conclusão, foi uma excelente prova, (10º Elite/12ª Geral) 88km com 1740m acumulado, num total de 3:32min e sempre debaixo de muito calor. Impressionei-me comigo mesmo, cheguei cansado mas não esgotado, e com a sensação de que ainda dava para mais.

Experiência a repetir! (se tiver tempo) ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!