Diário do Mundial
Dia 19 Chegada a Itália, acomodação no Event Center (Hotel Castelli).
Dia 20 Primeiros treinos físicos em terreno Italiano.
Dia 21 Model Event, primeiros treinos com mapa, para conhecimento de terreno, "estilo e métodos" de cartografia.
Dia 22 Qualificatória para a final da Distância Longa, com 92 inscritos no escalão de seniores, apenas passavam 60 atletas para a final. Depois de divididos em 3 grupos, disputamos a qualificatória, onde consegui a 6ª posição do meu grupo e a passagem directa para a final.
Dia 23 O grande dia, Final da Distância Longa e onde consegui obter minha melhor qualificação de sempre, assim como a melhor qualificação nacional alguma vês alcançada, o 5º lugar no Campeonato do Mundo.
Foi uma prova extremamente dificíl, cerca de 42km, com 1100m de acumulado e com as temperaturas a rondar os 40ºgraus, num tempo de 02:07:54.
Técnicamente era acessível, embora exigisse grandes decisões em certos pontos, principalmente nas maiores pernadas, onde o factor "desnível" tinha de se ter muito em conta. Fisicamente era duro e acrescentar o calor ainda "pior"! A nível de terreno, muito bom, muitos singltracks e bons caminhos.
Dia 24, dia de descanso e preparação para a prova de Distância Média!
Dia 25 Prova de Distância Média, mesmo com o dia anterior de descanso, ressenti-me um pouco fisicamente na parte inicial do percurso. Foi uma prova difícil quer fisicamente quer tecnicamente, pois era muito exigente nos dois sentidos. Ia com expectativas de pelo menos igualar o resultado de 2010 o 12º lugar, mas tal não foi possível, 2 grandes erros técnicos fizeram com que perde-se cerca de 5minutos e numa prova de Distância Média num Campeonato do Mundo é fatal, foi a cair até à 36ªposição.
Dia 26 Prova de Estafetas, Portugal fez-se representar com 2 equipas, a equipa A composta por (João Ferreira, Paulo Palhinha e Davide Machado) e a equipa B (Daniel Marques, Tiago Silva e Cristiano Silva).
De um nodo geral ambas as equipas estiveram à altura, embora propositadamente a equipa A fosse mais forte mostrando isso mesmo com a conquista do 10º lugar, mais um excelente resultado de toda a comitiva, e o 2º melhor de sempre nesta categoria. De lamentar a não participação nesta categoria do Atleta Carlos Simões que, por motivos mecânicos não pode participar mas apoio-nos incondicionalmente.De salientar pela positiva a excelente prestação do João Ferreira.
Dia 27 para fecho dos Campeonatos escolheram a Prova de Sprint, não sendo esta vertente para mim a principal, arranquei confiante de modo a que consegui-se melhorar o 42º resultado de 2010. Consegui entrar muito bem no mapa, sendo que este estava como dividido em dois, a parte inicial urbana, muito rápida e 2ª parte em zonas de vinhas, bem mais técnica e física. Consegui fazer uma leitura do mapa muito rápida e certa, e impor um ritmo forte, fiz uma prova limpa até ao ponto 19 cometendo nesse e no ponto 20 dois pequenos erros que me custaram cerca de 30seg.
Quando entro na parte final e vejo toda a gente a puxar por mim, chego ao fim com um dos melhores tempos, fiquei impressionado comigo mesmo, e com a ideia de que nada é impossível!
Fiquei a ocupar a 7º posição em conjunto com um Francês, pois tinha exactamente o mesmo tempo. Não dava para o pódio mas estava felicissimo com o resultado, resultado este que mais tarde se veio a alterar, minutos antes da entrega de prémios, visto que o 4º classificado foi desqualificado pela organização, passei de 7º para a 6º posição e ai sim já com entrada no pódio, esta sem contar!
Para despedida deste grande Evento o Banquete e festa final, uma animação como sempre!
Ainda com tempo para uma cerimónia de passagem da organização deste Mundial, para o Próximo ano a decorrer na Hungria.
Agradeço a todos, todo o apoio.
Toda a Comitiva Presente:
......
Grande Davide.
ResponderEliminarParabéns pelo grande feito.
Agora muita calma para a distância média.
abraço
Gilberto
Granda MANO!!!
ResponderEliminarNunca me enganas-te!!!
Parabéns por todas estas tuas prestações, não devem estar só orgulhosos de ti só os amigos, mas sim todos os portugueses!!!
Abraço,
J.Machado.