terça-feira, 8 de maio de 2012

1ª TAÇA DO MUNDO DE MTB-O 2012 (PRAGA – REPUBLICA CHECA)


(9º Lugar na Distância Longa e 13º na Distância Média)

Saída de Lisboa dia 2 às 14:30 e chegada à pequena Vila de Spring (Praga – Republica Checa) por volta das 19h, ainda montamos as bicicletas e descansamos para o model-event do dia seguinte.
Dia 3 (sexta-feira), depois de uma noite mal dormida, devido ao calor no interior de casa e á cama desconhecida, acorda-mos por volta das 8h, para uma fantástico dia de sol. Aproveitamos logo pela manhã para tratar de toda a parte “logística”, confirmação de inscrições, informações e levantamento de dorsais, da parte da tarde fizemos o model-event, uma espécie de pré-competição, sem caris competitivo, numa área de mapa semelhante á da prova, que nos permite fazer o reconhecimento do tipo de terreno e dificuldades que vamos encontrar na competição, no fundo é um treino com mapa.
Este reconhecimento deu logo para ver o tipo de terreno fantástico que iriamos encontrar, um terreno bastante técnico a nível de navegação e duro fisicamente, com imensos single tracks e caminhos para dificultar as opções nas grandes florestas abertas. 
Dia 4 (Sábado), 1º dia de competição, etapa de Distância Longa, acordamos por volta das 7:30h, o bom tempo mantinha-se, depois de um pequeno-almoço reforçado, montamos nas bicicletas com as mochilas às costas partimos para a arena de competição. Um sitio fantástico com todas as condições necessárias, demonstrando a excelente organização desta competição desde o inicio ao fim.
Devido à quantidade de participantes foi criada uma zona de quarentena na partida, para evitar que os atletas que entretanto chegavam pudessem passar informações sobre a prova aos restantes atletas que aguardavam na partida.
A minha partida foi dada às 11:32h, arranquei confiante e com boas sensações, entrei bem no mapa embora com pequenas hesitações logo desde o inicio, embora não estivesse a cometer erros, demorava um pouco a tomar opções fazendo com que com isso perdesse tempo, do ponto 9 para o ponto 10 surge a minha 1ª grande má opção, teoricamente não era má de todo, mas os pequenos single tracks pouco visíveis no meio das folhas caídas, mostraram o contrário, o que fez com que perdesse mais de 6min, do ponto 19 para o 20, faço novamente uma má opção, fiz uma má leitura de mapa, que originou mais uma perda de 2 min, para além destas duas perdas de tempo, fiz mais alguns pequenos erros ao longo da prova, mas só o tempo perdido nestes dois pontos fazem com que o 9º lugar apesar de muito bom, “saiba” a pouco! (Mas deixa-me motivado para continuar a treinar e a fazer mais e melhor).
Dia 5 (Domingo), 2º dia de competição, etapa de Distância Média, já custou a acordar, o cansaço já se sentia, depois de feitas as contas entre competição, treinos e deslocações na bicicleta (nosso meio de transporte), em 2 dias já contava-mos com cerca de 120km nas pernas e ainda faltava a etapa de Média.
O tempo ameaçava chover e a prova apesar de mais curta, a olhar pelo acumulado esperava-se mais dura fisicamente, a minha partida foi às 11:54, entrei bem no mapa mas a partir do 4º ponto começaram os pequenos erros, perco cerca de 1min para o 4º ponto, 2min para o ponto 14 e mais 1min para o 19, a estes somam-se mais algumas hesitações e um desempenho físico inferior ao normal, fazendo com que termina-se esta etapa com 56:30min conseguindo a 13º posição.
Pelo resultado em si não foi mau, quer na etapa de distância longa quer mesmo na etapa de distância média, mas não fiquei satisfeito com a minha prestação, quer pela parte técnica nos dois dias, quer também pela parte física na etapa média, a este “nível” temos de estar a 100% em todos os aspetos, o nível competitivo está fortíssimo, notasse de ano para ano uma grande evolução por parte dos atletas a todos os níveis.

De um modo geral foi muito bom a todos os níveis, pela experiência, pela competição, pelos resultados e também por consegui pontuar um pouco mais e ter conseguido entrar no top 15 no Ranking Mundial, estando neste momento a “poucos passos” do RED GROUP (TOP 10) Mundial.

Fomos 3 os atletas que Representaram a Seleção Nacional de ORI-BTT que representaram brilhantemente Portugal:
Davide Machado
João Ferreira
Carlos Simões

Parabéns a todos, pois mais uma vez mostraram ser grandes atletas e acima de todo pessoas excecionais!

Boas Pedaladas…orientadas

2 comentários:

  1. Grande Davide,
    A "escada" é ingreme... dura... mas tu tens capacidades para a subir!!!
    Abraço
    AA

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Davide,
    vais no caminho certo.
    Gilberto

    ResponderEliminar

Deixe cá ficar alguma coisa!!