quinta-feira, 7 de março de 2013

Início da época 2013



Após um longo período de preparação com vista para esta nova época desportivo de 2013 eis que começa a época competitiva, na vertente de Orientação em BTT, contando com duas provas da Taça de Portugal já realizadas.

A primeira prova decorreu bem a norte do País, mais concretamente na Cidade de Barcelos, nos dias 19 e 20 de Janeiro, com uma organização do conhecido clube Amigos da Montanha.
Foi precisamente no dia do Temporal, que se realizou a 1ª etapa, uma etapa de distância longa, bem dura fisicamente, não estivesse-mos nós na zona norte. Apesar do forte vento e da muita lama existente dos anteriores dias chuvosos, toda a etapa se realizou com normalidade, no entanto esta viria a ser anulada devido ao desaparecimento de um ponto de controlo, que prejudicou alguns atletas. 

No dia seguinte foi a vez da etapa de distância média, apesar de mais curta, foi novamente uma etapa dura, com muita chuva, frio e vento. Foi uma etapa interessante tecnicamente com a parte final e chegada bem no centro da cidade, alguns pequenos erros ainda fizeram com que perde-se cerca de 2min, mesmo assim consegui vencer a etapa e começar da melhor forma a época de 2013.

Entretanto nos dias 24 e 25 de Fevereiro decorreu já a 2ª prova da Taça de Portugal, desta vez na região centro, em Coimbra, uma organização do Ginásio Figueirense.
Dia 24 da parte da tarde deu-se o início da primeira etapa de distância média, o facto de o mapa ser totalmente novo criou alguma expectativa, mas não passou disso, alguns erros de cartografia deixaram muito a desejar, mas mesmo assim deu para aproveitar a enorme qualidade do terreno, com uma boa rede de caminhos e acumulado suficiente para uma razoável dor de pernas.
Dia 25 logo pela manhã foi a vez da segunda etapa, uma vez mais de distância média e no mesmo mapa do dia anterior, mas com o percurso traçado mais pelo seu interior, fazendo com que as opções nos levassem por caminhos diferentes da anterior etapa. Quer tecnicamente quer fisicamente foi uma etapa mais difícil, a dificuldade técnica expressava-se principalmente pela má cartografia do mapa, que fez com que andasse algo desorientada mais que uma vez, a parte física justificava-se pela lama e dificuldade de progressão nos caminhos, muitos deles ainda afetados pelas árvores caídas no temporal passado.
Terminei esta etapa no segundo posto, mas mesmo assim consegui ganhar à geral, graças ao bom desempenho do dia anterior, com mais esta vitória consegui mais alguns pontos de vantagem na liderança do ranking 2013.

A próxima etapa será em terrenos de nossos ermanos, mais precisamente nas Astúrias – Espanha nos dias 16 e 17 de Março, no qual serão disputadas juntamente com as primeiras 2 etapas do Campeonato Ibérico.

Até lá continuam os treinos que contam já com a realização do primeiro estágio de seleção no Algarve que decorreu nos dias 2 e 3 de Março, foram cerca de 150km de pura aventura em cartas militares…
Bons treinos e boas pedaladas….sempre orientadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!