domingo, 11 de março de 2012

Primeiras 2 das 4 Etapas do campeonato Ibérico 2012 “Bem” Concluídas


Teve lugar em Barcouço, no concelho da Mealhada, as 2 primeiras etapas do VIII Campeonato Ibérico de Orientação em BTT / 5º Ori-BTT “Rota da Bairrada”. Evento organizado pelo Desportivo Atlético de Recardães que contou com os apoios institucionais dos municípios da Mealhada e de Águeda, das Juntas de Freguesia de Barcouço, Cordinhã e Recardães, Instituto Português do Desporto e Juventude e Federação Portuguesa de Orientação.

Para aproveitar estes dois fantásticos dias de sol, o elevado nível de inscrições a rondar os cerca de 300 participantes, dos quais 40 na Elite Masculina e 15 na Elite Feminina, sendo alguns deles grandes nomes internacionais como é o caso do francês Clément Souvray, nº 16 do ranking mundial, Stéphane Toussaint, Yoann Garde e Matthieu Barthélémy, este último medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo de Israel, em 2009, bem como da Lituana Karolina Mickeviciute e da Eslova Stanislava Fajtová e Hana Bajtosová, esta última ocupando actualmente o nº 9 do ranking mundial e ostentando no currículo os títulos de Campeã Mundial de Sprint em 2008 e 2009.

Sábado Dia 10, desenrolou-se a 1ª etapa do campeonato, uma epata de distância longa num mapa muito técnico, com pouco desnível mas com alguma dificuldade física, acrescida com a areia e alguns trilhos técnicos, apesar de não conseguir fazer uma prova limpa, perdendo cerca de 3 minutos em erros, fisicamente senti-me muito bem, conseguindo chegar ao final com uma boa margem, sobre o segundo, sobrepondo-me assim ao favoritismo inicial sobre o Francês.
Domingo dia 11, foi dia da 2ª etapa, desta vez de distância longa, num novo mapa, mas muito semelhante ao utilizado na etapa anterior, quer no tipo de terreno quer na sua dificuldade técnica/física. Mais uma vez não consegui fazer uma prova perfeita, duas más opções e uma pequena falha na leitura do mapa, fizerem com que perdesse novamente cerca de 3minutos, no entanto consegui recuperar essas falhas com a parte física, e chegar ao final cum uma mínima vantagem de 11 segundos sobre o 2º lugar, mas com uma grande vantagem no somatório das 2 etapas.

No geral estou muito satisfeito com os meus resultados, pois nunca pensei conseguir vencer alguma das etapas, quanto mais as duas, mesmo assim não fiquei totalmente satisfeito com a minha prestação, digamos que tive sorte, dada a exigência técnica do mapa cometi alguns erros e pelo que parece os adversários mais diretos também, no entanto, não posso esperar que os “outros” cometam os mesmos erros, mas sim esperar que apenas eles errem!

Quanto á organização esteve cinco estrelas como se esperava!

Neste momento penso estar “No bom caminho para revalidar Título de Campeão Ibérico”, sendo que a final será realizada em Alicante – ESPANHA, nos dias 21 e 22 de Julho.

Até lá, muitas provas estão para vir e aperfeiçoamentos para fazer!

Boas Pedaladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!