sexta-feira, 22 de junho de 2012

2º Lugar na última etapa da Taça de PORTUGAL XCO 2012


Decorreu no passado Domingo dia 17 em Torres Vedras (Cucos) a 6ª e última etapa da Taça de Portugal de XCO, uma etapa decisiva para quem envergava as camisolas de líderes e para todos aqueles que ainda procuravam pontuar e subir na classificação geral.
O facto de nunca ter corrido naquele circuito e de ainda não o conhecer, obrigou-me a que no dia da prova me levanta-se bem cedo, para fazer o reconhecimento ao percurso antes da prova, depois de tratar de todas as burocracias no secretariado, fiz duas voltas e concentrei-me para a minha prova, vendo entretanto as provas das categorias C1 e C2.
Dada a classificação que mantinha à geral, posicionei-me num bom lugar de arranque, a partida foi dada às 15h debaixo de um enorme calor, mas à frente de centenas de pessoas a assistir e a puxar por nós. Esperavam-nos 6 duras voltas a um circuito muito bem constituído, muito duro fisicamente, com longas subidas algo técnicas, pequenas descidas bem engraçadas, partes rolantes e alguns topos de se fazer ao limite do possível.
Ao contrário do esperado, consegui fazer um arranque como nunca e manter-me no grupo da frente logo desde o início, evitando o grande esforço que tenho vindo a fazer nas provas anteriores na recuperação dos lugares perdidos no arranque, consegui aguentar o forte ritmo imposto na dura parte inicial e posicionar-me na 3ª posição ainda na 1ª volta.
Ao longo das 3 primeiras voltas consegui rolar +- em conjunto com mais 2 atletas (David Rosa e Mário Costa), ao final da 3ª volta já rolava na 2ª posição, mas já a perder tempo para a frente da corrida, consegui manter o meu ritmo, mas aos poucos a distância ia aumentado, consegui assegurar a 2ª posição até ao final, mas o fortíssimo ritmo imposto pelo (grande David Rosa) deixou-me a 3:24min de diferença. Apesar das boas sensações durante toda a corrida, a última volta já custou imenso, principalmente para trocar de velocidades tal eram as cãibras no polegar direito, mas apesar do empeno, consegui a minha melhor classificação numa prova deste género, recompensando de certo modo todos os esforços e sacrifícios ao qual somos sujeitos muitas das vezes, em prova e na sua preparação.

Agradeço a todos o apoio, é bom e motivador ouvir mesmo quem não me conhece e em alguns casos ouvir comentários do lado “este é o gajo da Orientação”……… pelo menos vai-se espalhando o nome de uma grande modalidade com a prática de outra.
Agradeço em especial ao Sr. Paulo Vieira, que se diponibilizou a dar todo o apoio e abastecimento.
Não posso deixar de referir os patrocinadores, no qual sem o seu apoio nada disto seria possível: (FOCUS, LAZER, 3T, JOE´S NO-FLATS, ALLIGATOR) by FirstBike/Tecnocycle, à (+watt) by Naturamove, entre outros! MUITO OBRIGADO!

De seguida e na “vertente” do XCO, segue-se a prova de maior importância, o Campeonato Nacional, que decorrerá no dia 15 de Julho em RIO de Mouro, até lá, continuam os treinos e a preparação para esta prova assim como para os principais objetivos da época que se avizinham.
Boas pedaladas……Orientadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!