terça-feira, 5 de junho de 2012

2ª TAÇA DO MUNDO DE MTB-O 2012 (ZIELENIEC – POLÓNIA)


(11º DISTÂNCIA LONGA; 18º SPRINT; 20º DISTÂNCIA MÉDIA)

Depois da 1ª etapa na Republica Checa, no início de Maio, a World Cup seguiu para a Polónia palco escolhido para esta 2ª etapa.
Comecemos pelo início com a saída de Lisboa dia 31 às 14:30 e chegada ao Aeroporto de Praga (Republica Checa) por volta das 18:30h, depois de esperar pelas malas e tratar das burocracias, arrancamos em direção ao nosso destino num fantástico carro alugado (Skoda Yeti) foram mais 200km num misto entre vias rápidas e estradas camarárias. Chegamos ao nosso destino, estância de ski de (Zieleniec – Polónia) por volta das 22:30h, mesmo em cima da hora do fecho da receção de atletas, rapidamente fomos instalados e para nossa sorte em vez do alojamento C como era suposto e estava reservado, fomos instalados no A pelo mesmo preço mas com melhores condições, no interior estava bem quentinho mas a temperatura exterior rondava os 8graus e estávamos a cerca de 1000m de altitude.
Dia 1 (sexta-feira), 1º dia de competição, com a prova de Sprint, acordamos com o mau tempo, frio, chuva e algum vento, a prova decorreu no centro da pequena Vila de Duszniki Zdrój, a cerca de 12km do nosso alojamento (event center).
O início da prova foi às 15:10h logo após a cerimónia de abertura, era um sprint misto (urbano, florestal/parque), onde a concentração era fundamental devido á quantidade de pontos e à rapidez com o qual teríamos que fazer a leitura de mapa. O resultado ficou um pouco há quem das minhas expectativas (18º), a 2:29nin do vencedor (Luca Dallavalle – Itália), no entanto não o posso classificar como muito mau, visto este tipo de provas não ser o meu “forte”, por enquanto!
Dia 2 (sábado), 2º dia de competição, com a prova de Distância Média, um dia muito frio com temperaturas a chegarem aos 5graus, mas com tempo limpo e sem chuva o que já não era mau.
Devido à existência de quarentena para as partidas, tivemos de nos deslocar para a arena por volta das 9:30h, onde permanecemos até à nossa hora de partida, sendo a do João Ferreira às 11:32h e a minha às 11:42h.
Para complicar as coisas e quando me preparava para iniciar o aquecimento a cerca de 25min da hora de partida, eis que tenho um furo, no qual me obriga a concertar, já sobe pressão, faço um insuficiente e rápido aquecimento e arranco para esta etapa de média. Logo para o 1º ponto faço uma má opção, coisa que à primeira vista não o parecia, mas a muita lama e raízes existentes tornavam a progressão demasiado lenta, fazendo com que perdesse logo ai cerca de 1min, no entanto após o 1º ponto imponho um ritmo forte e começo na recuperação do tempo perdido. Após uma boa recuperação, no ponto 8 já me encontrava na 3ª posição, mas para o ponto 9 e numa das zonas mais técnicas do mapa, onde a difícil leitura aleada a uma confusa cartografia, deitam a perder todo o esforço feito até aquele momento, perco cerca de 9min nesse mesmo ponto, demasiado tempo e impossível de recuperar, mesmo com o andamento fortíssimo imposto até ao final!
Depois de terminada e feitas as contas classifiquei-me na 20ª posição a nada mais, nada menos que 6:56min do 1º classificado (Anton Foliforov – Rússia), deixando uma sensação de tremenda desilusão pelo resultado em si, mas por outro lado uma sensação de que por “pouco” o resultado poderia ser bem diferente!
Dia 3 (Domingo), último dia de competição com a prova de distância longa, depois dos resultados menos bons, tinha como objetivo melhorar a minha prestação, até porque é neste tipo de etapa que me sinto “mais à vontade”.
Logo à partida sabia que a parte inicial iria ser difícil e muito confusa, foi partida em massa, e nestes casos, a concentração é essencial e com a confusão tornasse mais difícil. Arranquei bem e entrei bem no mapa, embora com algumas pequenas hesitações, consegui fazer uma boa leitura de mapa e impor um bom ritmo, principalmente no 1º mapa. No início do 2º mapa, mais precisamente no 13º ponto seguia na 3ª posição, mas pequenos erros e uma menor resposta física, fizeram com que fosse perdendo tempo e posições, principalmente no 16º e 17º ponto, chegando ao final na 11ª posição a 4:33min do vencedor (Jussi Laurila - Finlândia). O mapa tinha zonas exigentes tecnicamente e de difíceis opções, fisicamente não tinha muito acumulado, mas devido a imensidão de lama e raízes, era bem desgastante.
No geral e apesar de os resultados ficarem um pouco aquém das minhas expectativas, considero-os positivos, assim como a esta participação, sendo fundamental para adquirir experiência e ritmo competitivo, de modo a aplicar nas próximas competições em virtude de melhores resultados no futuro.
O ritmo competitivo internacional está altíssimo, e apesar da minha evolução quer física quer técnica, alcançar os resultados desejados é cada vez mais difícil, até porque todos trabalham para os mesmos objetivos, no entanto nada é impossível e eu sou persistente!

Desta vez fomos apenas 2 “Tugas” a representar a cores nacionais nesta competição e fizemo-lo da melhor forma possível, João Ferreira parabéns pelos resultados (apesar dos azares) e obrigado pela companhia e apoio, melhores dias virão.
Obrigado ao .Com pelo apoio incondicional e á Federação Portuguesa de Orientação pelo esforço em garantir a minha presença, assim como a todos pelos incentivos e apoios, principalmente aos inigualáveis patrocinadores: (FOCUS, LAZER, 3T, JOE´S NO-FLATS, ALLIGATOR) by FirstBike/Tecnocycle, à (+watt) by Naturamove, ORIFIX, entre outros! OBRIGADO!
  
Boas Pedaladas…orientadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!