sexta-feira, 24 de agosto de 2012

WMTBOC – ESTAFETAS


Hoje foi dia de Estafetas e com ele chegou um resultado histórico para Portugal, um 8º Lugar que bate o melhor resultado anterior (9º em 2010) e acima de tudo trás um certo “ar fresco” para nós atletas, motivando-nos e capacitando-nos de que muita coisa é possível.

A competição teve inicio ás 10:20h com o arranque dos primeiros elementos das 35 equipas presentes, no nosso caso foi o João Ferreira, conseguindo fazer uma boa prova e passar o testemunho ao 2º elemento Carlos Simões na 18º posição, este não perdeu o andamento e ainda conseguiu recuperar lugares, entregando-o a mim na 15ª posição. Entrei bem no mapa e focado nos objetivos, fiz alguns pequenos erros iniciais, mas assim que vi a equipa Australiana e a 2ª Italiana vi também a possibilidade de fazermos história e dei tudo o que tinha, mesmo fazendo alguns erros ainda consegui alcançar a 1ª equipa Italiana e ai posicionar-me na 7ª posição “Oficial”. No entanto na parte final quando seguia com o Italiano na minha roda, passo o penúltimo ponto de controlo, o italiano faz o mesmo mas assim que damos por ela ele volta-se mais rapidamente pica o ponto e sai disparado para o finish, ainda tentei recuperar no sprint final, mas foi de todo impossível ficando a escaços 2segundos da 7ª posição. A nível de mapa e percurso eram interessantes o terreno em si não tinha grande altimetria mas o piso e a exposição total aos 40graus de temperatura dificultavam bem as coisas fisicamente, a nível técnico era acessível, mas com algumas “rasteiras” em áreas abertas com pontos extra, o que tornava a concentração fundamental.

Dado o resultado alcançado não posso classificar como uma má prestação, como equipa foi excelente (o melhor até então), no entanto individualmente ainda não fiquei totalmente satisfeito a este nível quais queres pequenos erros são fatais e segundos fazem grandes diferenças, por isso vou esperar que a Longa seja a minha prova “limpa”.

Amanhã será o último dia de Competições com a Grande Final de Distância Longa é considerada por todos como a “Etapa Rainha” de qualquer campeonato do Mundo, sendo que eu também a considero como a minha favorita e onde tenho conseguido fazer os melhores resultados.
Espera-se uma prova extremamente dura, principalmente a nível físico, onde o tipo de terreno muito irregular e as altas temperaturas previstas irão fazer mossa ao longo dos 40km de prova. Tecnicamente terá também a sua dificuldade, não estivéssemos nós a disputar um campeonato do Mundo, por isso espera-se algumas difíceis opções, grandes pernadas e pontos colocados em sítios estratégicos para dificultar as coisas, assim como uma parte final urbana no centro da Cidade de Veszprém com o final no Castelo.

Quanto a expectativas pessoais o desejado seria igualar o resultado do ano passado em Itália (top5), no entanto e embora tenho conseguido um 3º lugar na qualificação, as coisas estão ainda mais difíceis e como tal vou fazer de todo para conseguir entrar no top8, o meu esforço máximo é garantido por isso espero ter sorte que também faz falta e aguardar pelo resultado final.

Mais uma vez irei levar o dispositivo de GPS e por isso poderão seguir a minha prova “limpa” a partir das 12:13h (11:13h Portuguesa) e acompanhar todo o seu fascinante desenvolvimento

Espero dar Boas Noticias

Boas pedaladas……orientadas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!