terça-feira, 28 de agosto de 2012

WMTBOC – FINAL LONGA / BALANÇO FINAL


Agora sim, já em casa, com mais tempo e descanso em cima já posso resumir estes campeonatos.
Objetivo concluído com sucesso nesta que foi a última prova do Campeonato do Mundo de MTBO 2012, tive de esperar para a última, não foi fácil de o fazer, mas a sensação de dever cumprido é espetacular.
Consegui o 5º lugar na etapa rainha deste Mundial, numa prova extremamente dura quer fisicamente quer tecnicamente e uma das mais competitivas de todos os tempos. Contando com a eliminatória foram 100 atletas a disputar um lugar no pódio, 40 dos quais ficaram pelo caminho, mas os restantes 60 tornaram esta final, uma das mais competitivas e difíceis de sempre.

Comecemos pelo início, independentemente de resultados tinha como objetivo principal para este Mundial a renovação do Estatuto de Atleta de Alta Competição de nível A, tal só seria possível com a obtenção de um lugar no top8, dai a tarefa não ser fácil e a pressão não ajudar.
Inicialmente nada correu como previsto, as más disposições e alguns azares, assustaram-me um pouco, no entanto tudo se começou a resolver e as possibilidades a aumentarem, na prova de qualificação ainda não me sentia a 100% mas foquei-me no objetivo e consegui um 3º lugar na minha manga de qualificação, acabou por ser excelente e deixar-me algo expectante para a longa. A prova de Sprint, não é nem foi de todo a minha prova, tive muitas falhas técnicas, algo que neste tipo de provas não pode acontecer, o resultado não foi o esperado, mas mesmo assim dadas as características envolventes, o 21ºlugar não foi tão mau quanto parece.
A prova de distância média, também não correu como previa, fisicamente já me sentia melhor, mas pequenos erros e alguns azares nas opções fizeram com que o 11º lugar alcançado soubesse a pouco, mesmo tendo conseguido fazer o melhor resultado Português de sempre nesta categoria. Depois vieram as estafetas, a tarefa não era nem foi fácil o objetivo principal era bater o melhor resultado mas as expectativas para o fazer eram poucas, no entanto o esforço e trabalho em equipa funcionou e o objetivo para esta categoria foi atingido com um excelente 8º lugar a escassos segundos do 7º, posição perdida com a Itália mesmo na parte final.
O resultado esperado tardou mas foi conseguido, teve de ser na última prova deste campeonato mas ao mesmo tempo no tipo de prova do qual mais gosto, longa e dura, acrescida neste caso com uma grande dificuldade técnica e temperaturas a rondarem os 40graus, não foi uma prova totalmente limpa, alguns pequenos erros e hesitações fizeram com que ainda perdesse algum tempo, mas mesmo assim retirando todo esse tempo perdido não conseguiria melhorar a 5ª posição obtida. Cheguei ao final com a sensação de ter dado tudo o que tinha, mesmo assim um pouco frustrado pelos pequenos erros e por ter sido ultrapassado no penúltimo ponto pelo atleta Finlandês que fez 3º lugar, sem me dar hipóteses de o acompanhar e eu a pensar que fisicamente já era forte, no entanto depois de rever e analisar a prova fico super satisfeito comigo mesmo, inicialmente nem eu achei que seria possível naquele tipo de terreno conseguir este resultado.

Todas as competições internacionais são extremamente importantes quer se consiga ou não obter os resultados pretendidos, pois a experiência é um fator imprescindível para a evolução de um atleta, dai considerar este campeonato como fenomenal, pois consegui os resultados pretendidos, ganhar experiência em novos tipo de terrenos e novos tipos de percursos, a conseguir gerir as emoções nos momentos de maior pressão e acima de tudo conviver e partilhar vários momento com pessoal espetacular.
Quanto á organização e ao campeonato em geral, esteve simplesmente fantástico, a todos os níveis, é claro que existem sempre pequenas falhas, mas neste caso em particular essas falhas foram completamente cilindradas pelo sucesso desta competição, a utilização de dispositivos de GPS nas competições e a sua visualização online, permitiu o vibrar de muita gente, a evolução da modalidade e perspetivas de um futuro ainda melhor.

Ficam mais uma vez aqui link´s de acesso  noticias, fotos, resultados:





Agora um pouco mais aliviado vou começar a pensar no próximo ano, mas entretanto ainda falta a disputa por um lugar no top10 da Taça do Mundo, lugar esse que pretendo alcançar na Estónia nos próximos dias 21, 22 e 23 de Setembro, encerrando ai o ciclo de competições e objetivos internacionais.

Resta-me neste momento agradecer todo o apoio recebido, as mensagens de força quando os resultados eram menos bons, as mensagens de felicitação com os resultados eram melhores, as fotos e post´s de motivação, os telefonemas, todos os gostos nas publicações, tudo mas mesmo tudo foi importante e não só nesta competição mas durante todo o ano desportivo a todos vós muito OBRIGADO. 
Segue um agradecimento especial a algumas pessoas, instituições e associações em especial, desde a Federação Portuguesa de Orientação, Clube de Orientação do Minho, Bike-Treino que me acompanhou fisicamente durante toda a época com este objetivo, todos os atletas do grupo de Seleção que me apoiaram e tornaram todo o ambiente fantástico e a todos os patrocinadores que acreditam e me fazem a creditar que é possível e para tal me possibilitam meios para o fazer, como é o caso da (FOCUS, LAZER, 3T, JOE´S NO-FLATS, ALLIGATOR) by FirstBike/Tecnocycle, à (+watt) by Naturamove, ORIFIX, PACTO, entre outros! MUITO OBRIGADO!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe cá ficar alguma coisa!!